Vinho brasileiro projeta salto com Olimpíadas

 

Eventos de degustação, promoção nos mercados interno e externo, qualificação do serviço e campanha nas redes sociais são estratégias para conquistar novos consumidores e consolidar presença no pódio entre os melhores do Novo Mundo.

 

Não é só no número de medalhas conquistadas que a relação do vinho brasileiro com as Olimpíadas pode ser associada. No embalo dos jogos que serão realizados no País, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) realizará dezenas de ações - algumas já em campo - , que serão executadas para mostrar o potencial da bebida elaborada em terras brasileiras. São degustações, capacitação de garçons e donos de bares e restaurantes da cidade sede, promoções no mercado externo e campanha nas redes sociais, entre outras iniciativas, para reforçar ainda mais a presença dos rótulos verde-amarelos entre os melhores do Novo Mundo.

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, explica o trabalho do setor para expor os produtos de uma forma ainda mais incisiva durante os jogos e oferecer uma ampla gama de eventos no período. "Trabalhamos com duas frentes: qualificar o serviço para potencializar a venda e promover o vinho brasileiro para dar maior visibilidade perante o mundo que estará no Rio de Janeiro no mês de agosto", antecipa. No dia 11 de agosto, por exemplo, o auditório da Casa Brasil (Pier Mauá, Rio de Janeiro) recebe o Cheers for Brasil. Seis vinícolas promoverão degustação de vinhos, espumantes e suco de uva a formadores de opinião, turistas e público em geral. O objetivo é levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos no mercado e mídia nacional e internacional. Serão proporcionadas visitas guiadas para as degustações, além de informativos a respeito das particularidades do vinho brasileiro. Também haverá destaque especial para vinícolas que possuem cases importantes de exportação e atuação no mercado internacional.

Outra ação também realizada no Rio de Janeiro será promovida pelo Ibravin em parceria com o Governo do Estado do RS. Entre os dias 6 e 10 de agosto, a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer promove a Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center (RMC). O objetivo principal é atrair mídia espontânea para o turismo do Estado, apresentando aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das 27 regiões turísticas. A programação inclui atendimentos personalizados em espaços determinados pelo RMC, apresentações de vídeos sobre turismo no estado do RS e distribuição de brindes. Haverá também apresentações artísticas e culturais, oficinas sobre o preparo de chimarrão e churrasco e oficina sobre os vinhos gaúchos. Outra atração é um Happy Hour para 100 pessoas com vinhos, espumantes, queijos e produtos regionais selecionados. No final do evento serão realizados sorteios para 10 jornalistas interessados em visitar o Rio Grande do Sul no período de 1º a 4 de setembro deste ano.

Além do Cheers for Brasil e da divulgação no RMC, o Ibravin promove degustações em eventos que antecedem as Olimpíadas no RJ: Conferências dos Esportes e de Moda no Museu do Amanhã (já realizadas); Coquetel no Palácio da Cidade (03/08) e Conferência Global das Olimpíadas Rio 2016 na FGV (04/08).

 


Campanha nas redes sociais

Formas divertidas de desfrutar dos vinhos brasileiros serão propostas com a campanha Jogos ENOlímpicos nas redes sociais. No período de realização da competição, o público será convidado para compartilhar cards com brincadeiras de modalidades em que todas as pessoas apreciam a bebida sairão vencedoras.

 



Vinho brasileiro na vitrine

No Exterior, a principal iniciativa de promoção do vinho brasileiro atrelada aos Jogos Olímpicos é a Windows Display Competition, realizada em lojas especializadas do Reino Unido. Os estabelecimentos utilizam o tema Brasil e os produtos brasileiros para criar uma vitrine exposta por, no mínimo, duas semanas, entre o início de julho e o dia 12 de setembro. Os pontos de venda também fazem promoções e degustações dos produtos verde-amarelos. A iniciativa é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

 

 

 

Fonte: www.maxpressnet.com.br