18/07/2018 - Pesquisa mostra que gastronomia é importante para 89% dos turistas brasileiros


A gastronomia é muito importante para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, de acordo com o pelo Ministério do Turismo.

A gastronomia nos últimos tempos se transformou na principal atração de milhares de turistas. Essa cultura tem despertado o interesse de diversas pessoas, independentemente de sua origem. A nova tendência expandiu-se na internet nos canais do YouTube. É impossível não concordar que a gastronomia é cultural, diversos turistas brasileiros viajam para conhecerem os mais de duzentos festivais que acontecem em todo o território brasileiro, alguns vão à procura de novas ideias, e outros por prazer.

A pesquisa mostra os festivais gastronômicos realizados todo mês de agosto pelas cidades de Tiradentes (MG), Joinville (SC) e Brotas (SP). O motivo das três cidades fazerem tal festival é para ampliar o número de turistas e dessa forma aumentar os lucros de seus negócios. A gastronomia é muito importante para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, informação concedida pelo Ministério do Turismo. Além de oferecer lazer aos viajantes, traz grandes possibilidades de transações para os empreendedores do segmento.

A cidade de São Paulo, por exemplo, é uma das que conta a gastronomia mais rica, já que abriga restaurantes premiados de várias cozinhas, como italiana, francesa, alemã, suíça, japonesa, espanhola, mexicana e até escandinava, entre várias outras opções. De acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da SP Turis, a cidade conta com mais de 15 mil restaurantes e 20 mil bares, ou seja, opções não faltam para aproveitar o que há de melhor na gastronomia.

A gastronomia e as redes sociais

As mídias sociais são importantes ferramentas de comunicação entre as empresas e o usuário, e por sua vez a gastronomia não poderia ficar de fora. Muitos proprietários de restaurantes adotaram o novo método de divulgar seus produtos e serviços por ser mais simples e permitir resultados em menos tempo, além do uso da plataforma do Google My Business na divulgação dos estabelecimentos. A internet se tornou aliada dos fãs da gastronomia por meio dos canais das redes sociais. Milhares de pessoas buscam mais e mais informações e dicas sobre o assunto, e o YouTube tem sido o alvo preferido para assistir a vídeos relacionados ao assunto abordado.

A procura por informações precisas de gastronomia através do YouTube tem levado muitas pessoas a fazerem viagens para diferentes estados para conhecerem novas técnicas de culinária e seus diversificados sabores. Os donos de restaurante e hotéis estão inclusos nessas viagens, eles vão à procura de inovações para otimizar seus cardápios.

Fonte: Sebrae