8/11/2018 - 32° Encontro Nacional Abrasel em Goiânia debate o empreender em bares e restaurantes


O maior evento de alimentação fora do lar do Centro-Oeste reuniu, na abertura, autoridades, lideranças e empresários do ramo de bares e restaurantes de todo Brasil

alt

Na solenidade que deu início ao 32° Encontro Nacional da Abrasel, na noite desta terça-feira (7), autoridades e lideranças empresarias ressaltaram a importância do segmento de bares e restaurantes para economia goiana e brasileira. Participaram do evento, o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, presidente da Câmara Municipal, Andrey Azeredo e ainda o presidente da Goiás Turismo, Rafael Lousa, que também representou na solenidade o governador José Eliton, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi também estava entre os presentes.

Atualmente o setor de bares e restaurantes emprega mais de 53% da mão de obra no setor de turismo gerando cada dia mais postos de trabalho e movimentando a economia do estado e do Brasil, destacou durante a abertura, o presidente da Abrasel em Goiás, Fernando Jorge. O presidente da Goiás Turismo, Rafael Lousa também afirmou que a gastronomia goiana tem muito a fornecer para todo o Brasil.

Já o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, ressaltou que os encontros nacionais são momentos essenciais para compartilhar conhecimentos e experiências, além de empreender na área da gastronomia. “Reunir empresários de todo país e vários consultores importantes nos permite contribuir para o desenvolvimento da economia e gastronomia local”. Para o líder do Conselho Nacional da Abrasel e Presidente do Sindbares Goiânia, Newton Pereira, esse evento acontece em momento muito oportuno para Goiás, principalmente porque a seccional da Abrasel completou 15 anos de existência. “Sem falar que dessa vez acontece a primeira edição da Expo Abrasel, a feira terá mais de 50 expositores que vão poder mostrar nacionalmente a força da economia e gastronomia da alimentação fora do lar”, completou.

alt

Newton Pereira, José Guilherme Schwam, Iris Rezende e Fernando Jorge


Além disso, o encontro unifica toda a Abrasel, com a participação dos presidentes das seccionais e regionais, fomentando o comércio e gastronomia local, qualificando os empresários e valorizando principalmente a gastronomia sustentável, uma tendência do mercado e tema do encontro deste ano, concluiu o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Nonaka.

A solenidade de abertura encerrou com a assinatura do termo de cooperação entre Senac e Abrasel. A instituição se comprometeu a oferecer gratuitamente capacitação para funcionários de bares e restaurantes de Goiânia. “ A ideia é capacitar inicialmente cerca de 50 mil funcionários, para isso criamos escola como a de gastronomia que tem mais de 300 cursos já disponíveis”, explicou o diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga. Depois da abertura os convidados foram recepcionados com um coquetel e aproveitaram a recepção. E esse foi só começo do evento, nesta quarta e quinta a programação será extensa com palestras e aulas-show com nomes ilustres da gastronomia nacional. Entre os destaques estão o chef e apresentador do programa Que Marravilha!, da GNT, Claude Troisgros.