29/1/2019 - Chefs de cozinha se unem por Brumadinho


Iniciativa começou com chef brasileiro que mora em Paris e conta com a participação de profissionais de todo o país; saiba como participar

Uma rede de apoio está sendo formada com a participação de chefs de cozinha de todo o país para ajudar as famílias afetadas pela tragédia de Brumadinho (MG). A iniciativa começou com Raphael Rego, proprietário do restaurante brasileiro Oka, de Paris, que acaba de ganhar sua primeira estrela no Guia Michelin. O chef começou a oferecer em sua casa porções de pão de queijo e irá doar toda a renda para as vítimas da cidade mineira.

"Mais uma tragédia evitável, mais vidas perdidas, mais natureza destruída. Nesse dia tão triste, cada um tem que fazer o seu, porque juntos somos mais fortes! Como cozinheiro, vou fazer a minha parte. Esse é o pão de queijo que sirvo no meu menu degustação. No Oka, desde segunda, expecionalmente fora do cardápio, estou vendendo porções de pão de queijo para arrecadar fundos e ajudar as famílias de Brumadinho. Um pão de queijo pela vida!", escreveu o chef no perfil do restaurante no Instagram (@oka.paris).

No Brasil

A campanha #paodequeijopelavida chamou a atenção do Instituto Brasil a Gosto, comandado pela chef Ana Luiza Trajano. A instituição será parceira da iniciativa no Brasil, mobilizando profissionais e empresários do setor a aderirem. "Quem quiser ajudar, seja com pão de queijo ou qualquer produto ou receita de seu negócio que possa ser revertido para as vítimas, pode entrar em contato conosco. Em breve, vamos começar a anunciar as casas parceiras em nossos canais de comunicação", afirmou a chef.

Os chefs André Saburó e Joca Pontes, de Recife, e Silvia Percussi, de São Paulo, já se juntarem à iniciativa. Quem quiser aderir à campanha, deve entrar em contato com o Instituto Brasil a Gosto (@institutobrasilagosto) pela Instagram. O telefone é (11) 97087-8109 e o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Fonte: Jornal de Brasília