07/12/2018 - Projeto poriguar ganha prêmio do Ministério do Turismo

Imagem: Abrasel no RN

O Projeto Verena ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo (PNT), promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria Qualificação e Formalização no Turismo, da qual Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, foi jurado. Os premiados foram anunciados na noite de quarta-feira (5), em cerimônia realizada na Fundação Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O PNT premia projetos inéditos, inovadores e com contribuição significativa para o turismo brasileiro.

O Projeto é operado por meio do Senac RN e surgiu da parceria entre entidades ligadas ao Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, iniciada em 2009. No caso do Verena, o braço alemão é a Câmara do Comércio da Cidade de Trier. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de conhecimentos para contribuir com a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento do turismo potiguar, o que tem possibilitado acesso à metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo.

A partir da estruturação do Projeto Verena, desde 2016, uma série de investimentos e ações foram implementadas, resultando na criação de 33 novos cursos, os quais já beneficiaram mais de 500 pessoas.

A segunda fase do Verena, prevista para os próximos 3 anos, começou a ser debatida pelas entidades que integram o projeto, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Natal Convention Bureau, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Secretária de Turismo do RN e Senac RN, na última segunda-feira (3) e a assinatura do convênio de renovação do Projeto Verena será realizada nesta sexta-feira, 7.12, às 15h, na sede da Fecomércio RN, entre o presidente Marcelo Queiroz e coordenador de projetos da Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), Matthias Fuchs.


Imagem: Abrasel no RN


 

SOBRE O PRÊMIO – O 1º Prêmio Nacional do Turismo é uma iniciativa do Ministério do Turismo que tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Além de projetos, foram condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em prol do desenvolvimento do turismo no país.

A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade, e certificados, conferidos aos finalistas.

Fonte: Fecomércio RN e Abrasel