Brasil Sabor 2011 Rio Grande do Norte

Brasil Sabor em clima de Copa

 

Pratos de tempero verde e amarelo, servidos num grande cardápio nacional. A 6ª edição do Festival Brasil Sabor segue movimentando o meio culinário do país até o dia 29 de maio, sob a estimativa de que reúne até 1.400 estabelecimentos ao redor do território brasileiro. No Rio Grande do Norte, cerca de 30 casas já estão servindo suas iguarias, que devem destacar ingredientes típicos de seus estados. Aos que desejam saber quais sabores o país tem, a oportunidade está no menu até o fim deste mês.

Entre os estabelecimentos potiguares participantes estão o Bella Napoli, Cascudo Bistrô, Âncora Caipira, Galo do Alto, Sobradinho, Basílicos, Piazzale Itália, Brocoió Seaway, Only Pizza, Tábua de Carne (da Via Costeira e da Roberto Freire), Tibério, Famiglia Reis Magos, Páprika, Paçoca de Pilão, Mazzano, Marinas Camarões, Manary, Jobim, Fast Grill, Dom Vinícius, Dom Cervantes, Cipó Brasil, Chinatown, Camarões Potiguar (do Midway), Casa de Taipa, e Bar da Lagoa. Os restaurantes participantes oferecem simultaneamente ao público um prato específico para o evento, a um preço diferenciado, que represente da melhor maneira a especialidade da casa e que leve em consideração as características e tradições de cada região ou estado. Os pratos são servidos nos próprios restaurantes tanto no almoço como no jantar, conforme o funcionamento de cada estabelecimento. O Rio Grande do Norte conta, até o momento, com 27 participantes. Mais casas deverão vir no decorrer do festival. Está sendo programada uma 'cozinha show' para a próxima quinzena, no Natal Shopping, onde as casas apresentarão seus pratos.

O Cascudo Bistrô, que acabou de completar um ano, está participando pela primeira vez do evento. Está servindo a 'torre de camarão', que são camadas de massa de jerimum intercaladas com camarão no coco, gratinadas com queijo coalho. Acompanha arroz branco com cebolinha. "É um prato simples, mas saboroso, que acompanha a regra do ingrediente regional - que também é uma regra da casa", diz o chef Daniel Cavalcanti. O preço é de R$27.

A 'torre de camarão', apesar de não estar no cardápio oficial do bistrô, já foi testada e aprovada em dois eventos do projeto Viva Petrópolis. Para o chef Daniel, participar do Brasil Sabor agrega valores à casa e ao meio. "Acho importante, pelo fato de você conseguir atrair mídia, atingir novos públicos, e pessoas que já gostam de cozinha. E é iniciativa de gente da classe, que é ótimo para movimentar o cenário", analisa. O Brasil Sabor é uma parceria entre Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo para valorizar e promover a gastronomia brasileira.