ENCONTRO ABRASEL PIPA 2013 - 16º ENCONTRO REGIONAL


O município de Tibau do Sul, que dispõe de um belo litoral, recebeu o Encontro Abrasel Pipa entre os dias 12 e 14 de março. Batizado de “Comedoria Potiguar – o encontro da cozinha do litoral com a do sertão”, o evento é o 16º Encontro Regional da Associação de Bares e Restaurantes e reuniu presidentes da entidade em vários estados, bem como executivos, presidentes regionais, além de membros da diretoria nacional.

 

 



Na terça-feira (12), o presidente da Abrasel-RN, Max Fonseca, fez a abertura do evento.


Max Fonseca, presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, comentou a importância do evento para o Estado. “O principal aspecto que podemos destacar é em relação à congregação e fortalecimento do setor de bares e restaurantes no RN”. Já Renato Fernandes, secretário de Turismo do RN, disse que o Governo do RN dá total apoio a eventos como esse.

“A importância é muito grande para o Rio Grande do Norte. Indiscutivelmente, o turismo é um braço importante, assim como a gastronomia. Nós queremos potencializar o turismo e é isso que o evento da Abrasel está fazendo e damos nosso total apoio. O bom nisso tudo é que saiu um pouco de Natal e veio para Pipa, que é uma bela cidade”.

O presidente da ABIH – RN e Secretário de Turismo do município de Touros, Habib Chalita afirmou que ao chegar no evento relembrou o esforço, junto com Max Fonseca, há um ano atrás. “Há um ano estávamos batalhando por este evento que abre as portas de Pipa para eventos coorporativos. Trazer o evento para cá e com este conteúdo é muito importante”.


O deputado estadual Hermano Moraes participou da abertura do Encontro e falou em nome da Assembleia Legislativa. “Quero parabenizar Max Fonseca pelo evento que traz mais melhorias para o povo do RN. O evento reforça a tese de que o RN tem que divulgar as suas belezas e avançar através das políticas públicas e somar com a iniciativa privada”. O deputado se comprometeu a buscar, junto aos deputados meios para baixar o valor do ICMS no RN, assim como foi feito em outros estados.


O pedido de diminuição do ICMS foi feito pelo Presidente Executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, que lembrou do fortalecimento do setor através de encontros como o que acontece em Pipa. “O Brasil está discutindo nosso setor e isso se deve ao fato da importância dos seis milhões de empregos que geramos”. O 16º Encontro Regional tem o patrocínio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Sebrae, Sistema Fiern/Sesi, Banco do Nordeste, Multibar, Eloi Chaves, Ecolab, Souza Cruz, Ambev, CTSI, Pentágono Soluções Empresariais, Bunge Pro, e apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, ABIH, Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares do RN, Caxangá e Tam.


Estratégias para bares e restaurantes

Na quarta-feira (13), os presidentes executivos e membros da Diretora Nacional das Associações de Bares e Restaurantes de todo o Brasil discutiram temas importantes sobre o setor e quais serão os principais caminhos que seguirão neste ano de 2013. Para tanto, discutiram estratégias e levantaram sugestões e ideias que enriqueceram a conversa entre os representantes dos estados de todo o país que vieram à Pipa com boas expectativas sobre o Encontro. “Este evento tem grande importância para a Abrasel na medida em que integra, interioriza, capacita e traz boas práticas, principalmente para o turismo de Pipa”, afirma o Presidente Executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci Júnior.


À tarde o evento contou com a palestra de Thiago Miranda, com o tema “Câmeras de vídeo como ferramenta de gestão”. Segundo Thiago, “o intuito é mostrar como o sistema de câmeras pode contribuir e ser um diferencial para conhecer o público e trabalhar as vendas, com o objetivo final de aumentar a lucratividade com a escolha dos melhores equipamentos”.


Após Thiago Miranda, houve a palestra e degustação de Adriana Lucena, com o tema “Comidas esquecidas”, através da Cozinha Show. Adriana fez um prato com feijão de côco e comentou sobre comidas que foram deixadas de serem feitas no cotidiano. “Iremos falar de comidas que eram comuns”, disse.

Para chegar à conclusão de que alguns tipos de comidas foram esquecidas pelas pessoas, Adriana explicou que foram feitas observações diárias, há mais de dez anos, através da ecograstronomia que é a gastronomia em harmonia com o meio ambiente. “A proposta não é todo mundo voltar a comer o que foi esquecido, e sim, não deixar nada se perder”, finalizou Adriana.


Após o momento da Cozinha Show, os participantes do 16º Encontro Abrasel Pipa puderam assistir à palestra “Branding, estratégia e identidade de marca para restaurantes”, com Guilherme Sebastiany. A ideia da palestra se deve, segundo Guilherme, ao fato da competição com o número cada vez maior de clientes e com mais concorrentes. Por tudo isso, há a necessidade de diferenciais. Então o modelo de gestão não pode mais ser o mesmo”, explica.


Na quinta-feira (14), último dia do Comedoria Potiguar, houve a palestra de Fabianna Dall´Onder que falou sobre “Introdução ao mundo dos vinhos”. Na ocasião, comentou sobre o enólogo, sommelier, que é responsável pela arte de harmonizar os pratos com as bebidas apropriadas, e enófilo, que é o conhecedor e amante dos vinhos. Fabianna falou também sobre os tipos de uvas, vinhos e seu processo de fabricação. Ao final, foi feita uma degustação com os presentes. Após a palestra, Pedro Junior, do Aquaria Hotel trouxe seu conhecimento, através do Cozinha Show, com o tema “Decoração em culinária”.


No último dia da “Comedoria Potiguar”, em Pipa, os participantes puderam assistir à palestra “Tecnologia na gestão estratégica para restaurantes”, com Delano Lopes, que falou da importância de se investir em tecnologia da informação com o objetivo de reduzir custos, acompanhar e medir indicativos de resultados em tempo real, e, principalmente, “porque o seu concorrente já investiu ou está planejando investir neste momento em tecnologia”, afirmou.


Após Delano Lopes, houve a apreciação de drinks do mixologista Gueto Hermínio, através da Cozinha Show. Gueto trabalha com alimentos e bebidas há 19 anos e hoje presta consultoria para bares e restaurantes. Para ele, “o evento é importante para divulgar a coquetelaria de forma geral, bem como para expor sobre a qualidade de atendimento dos produtos”. Após Gueto Hermínio, também no stand da Cozinha Show, Adilson Bispo, Chef da Bunge apresentou receitas para os participantes, e, logo após, Fernando Gomes, com o tema “Harmonia do Sertão”.


A última exposição da noite ficou por conta de Wanderson Medeiros do restaurante Picuí, em Alagoas e Paraíba, através da Cozinha Show. Wanderson é um dos criadores e adeptos da nova cozinha nordestina. “Fiz muita pesquisa, inclusive durante todas as madrugadas. A cozinha é inesgotável. Ninguém pode dizer que sabe tudo sobre ela”. Após a finalização do encontro, os participantes foram convidados a participar de um momento de socialização na praça dos pescadores, às 22h, ao som de um cantor local.