rn.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio Grande do Norte
  • Abrasel
  • Notícias
  • Imagens
  • Vídeos
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Parceiros

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Imagens
  • Vídeos
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Aumento na taxa de cartões anunciado pela Mastercard será debatido em Audiência Pública na Câmara Federal

  • PUBLICADO EM: 09/09/2019
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Requerimento feito pelo deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) atende pleito do setor de bares e restaurantes e da sociedade



Deputado federal Augusto Coutinho, do SD-PE, é autor do requerimento para audiência pública que vai discutir as taxas de intercâmbio abusivas. Foto: Jeremias Alves

Os altos valores das taxas de intercâmbio cobradas por operadoras de cartões de crédito aos comerciantes será alvo de uma audiência pública convocada pelo deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) na Câmara Federal. “As operadoras de cartão estão aumentando suas taxas de maneira significativa. Queremos, com esta audiência, ouvir todos os lados, mostrar os impactos e chegar a um entendimento. Não se pode penalizar assim, nem o consumidor, nem o setor produtivo de um mercado que gera 6 milhões de empregos diretos”, disse Augusto Coutinho.

A audiência foi solicitada pelo parlamentar após a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) tornar pública uma decisão da Mastercard de elevar em 40% o atual valor da taxa de intercâmbio. A Associação chegou a emitir cartas ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) e ao Banco Central questionando o aumento, mas a empresa não pode ser alvo de processo formal. A audiência pública retoma o assunto, assim, como forma intermediar uma saída que preserve o setor e os consumidores.

“Este aumento nas taxas atinge diversos setores, entre os quais o de alimentação fora do lar, representado pela Abrasel. Um setor que movimenta, por ano, mais de R$ 150 bilhões. Isso é 2,7% do PIB nacional. Estamos em um momento em que o país luta para retomar o bom ritmo de sua economia e os impactos desse reajuste podem ser cruéis para o setor”, destacou Coutinho. De acordo com anúncio da Mastercard a elevação da tarifa de intercâmbio será de 0,75% para 1,05%. Mais da metade das movimentações do setor de alimentação fora do lar são realizadas hoje, através de cartões de crédito.

A data da audiência pública vai ser definida nos próximos dias. Foram convidados o diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Ricardo de Barros; o presidente Executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmocci; o diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fernando Boarato Meneguin; e um representante do Banco Central do Brasil, a ser definido pelo Banco.

Notícias Relacionadas

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Abrasel no RN firma parceria com a Produtiva Júnior e oferece desconto exclusivo em Gestão Empresarial

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Comentários

Últimas Notícias

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Abrasel no RN firma parceria com a Produtiva Júnior e oferece desconto exclusivo em Gestão Empresarial

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Imagens
  • Vídeos
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Parceiros

Endereço

 
 Rua Palestina, 99 Ponta Negra Center, Sala 215 - Ponta Negra
Natal (RN)
CEP: 59092-460

Contato

Fale conosco:
 
Setor de Relacionamento:

(84) 9.9829-0030 | abraselrn@abrasel.com.br

Setor de Comunicação:

(84) 9.9811-8565 | comunicaçãorn@abrasel.com.br

 

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados