Ação "Jogue como uma garota", do manifesto Peita, já tem embaixadoras e bares apoiadores em 17 cidades brasileiras
Essa é a primeira vez na história do futebol feminino que os jogos da Copa do Mundo Feminina serão transmitidos ao vivo por um canal aberto de televisão no Brasil. Para fomentar a paixão nacional pelo futebol e engajar as torcedoras e torcedores a assistiram aos jogos da Seleção Brasileira Feminina, a marca-protesto PEITA, de Curitiba (PR), criou a campanha “Jogue como uma garota”, que consiste na realização de eventos com transmissão das partidas.
Em todo o país são 17 cidades, dentre elas capitais como Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). A missão de cada cidade é abraçar a ideia de incentivar as jogadoras brasileiras rumo ao primeiro título do Brasil neste mundial.
A presidente da marca-protesto PEITA, a designer Karina Gallon, diz que o lema da campanha “Jogue como uma garota” significa “ocupar o nosso espaço em uma modalidade que é completamente dominada e conduzida por homens, que por decisão própria presumem que esse não é o nosso lugar”. Por isso, ela ainda reitera: “Essa, bem mais que uma frase de efeito, é uma frase de enfrentamento. Ela é de cada pessoa que se identifica e a ressignifica dentro do seu contexto de vida”, explica Karina.
A embaixadora da campanha em Manaus, a jornalista Kátia Brasil, afirma que a campanha provoca a reflexão sobre a invisibilidade da Copa do Mundo Feminina no país, apesar do futebol ser o primeiro esporte nacional. “O país do futebol não está mobilizado nacionalmente como aconteceu com a Copa de 2014 masculina. Até o álbum de figurinha não se encontra nas bancas. Então, convocamos todas e todos para assistirem aos jogos e torcer pelas nossas jogadoras. Chegou a hora das garotas da Seleção”, disse ela.
Bolão e drink da Marta
A abertura da Copa do Mundo Feminina será no dia 7 de junho. O bar que aderiu ao projeto em Manaus, Curupira Mãe do Mato, começará a receber o público a partir das 14h (horário de Manaus), cobrando uma entrada para os eventos de R$ 5. No espaço, o público terá acesso às tabelas de bolso dos jogos da campanha “Jogue Como Uma Garota”, adesivos, kit bolão da copa, kit bolão nos jogos do Brasil, venda de camisetas e o drink da Marta.
“Jogue como uma Garota, lute como uma garota e torça como uma garota! Vamos mostrar a força das garotas de Manaus nesta Copa! Vamos torcer, juntas, por nossa Seleção”, convidou Gabriela Refosco, diretora do Curupira Mãe do Mato, que convoca as torcedoras para assistirem aos jogos da Copa do Mundo Feminina.
Naty Veiga, do Movimento “Miga, Sua Lôca!” Cultura e Diversidade, diz que a campanha “Jogue como uma Garota” é importante para empoderar as mulheres do futebol brasileiro e desenvolver a equidade de gênero. Durante as transmissões no bar oficial Curupira, a coordenação da campanha irá convidar as jogadoras dos times de Manaus – profissionais, amadores e indígenas – para participar.
Para a campanha, a marca-protesto PEITA criou uma edição especial da camiseta “Jogue Como Uma Garota” nas cores azul e amarela, uma homenagem ao primeiro time de futebol feminino do país, o Esporte Clube Radar.
O lucro desta camiseta PEITA será revertido para o financiamento das ações organizadas por mulheres de coletivos, ou que se reúnem para jogar bola regularmente. A marca é também responsável por todo o material gráfico e criação das artes digitais da campanha.
* Com informações de Viva Manaus,