rn.abra

Festival acontece entre os dias 16 de maio e 2 de junho e conta com o patrocínio nacional da Ambev

Peixe ao molho de pequi do serrado pantaneiro preparado pelo Japan Restaurante



Falta exatamente uma semana para o início da 14ª edição do Brasil Sabor, o festival que celebra a diversidade gastronômica brasileira. Considerado o maior festival gastronômico do planeta, a proposta é que cada restaurante participante crie uma receita inspirada em técnicas, temperos e ingredientes originalmente brasileiros e sirva o prato por um valor promocional durante o evento. Ao todo, 19 estados estão unidos na realização do Festival, com a missão de valorizar as cinco regiões do Brasil. O festival acontece entre os dias 16 de maio e 2 de junho e conta com o patrocínio nacional da Ambev.

De norte a sul

No Acre, serão 15 restaurantes participantes. “Contamos com um forte engajamento dos empresários de Rio Branco, que estão preparando receitas especiais em seus restaurantes que com certeza irão agradar os paladares dos clientes”, diz Paulo Brum, presidente da Abrasel no estado e também proprietário do La Cave Bar e Restaurante. O estabelecimento, por sinal, produziu um prato que promete fazer sucesso na região. Trata-se de um pirarucu com açaí e purê de tapioca. “Entramos com tudo na ideia da comida do local, e sabores originais do Brasil”, afirma.

No Amapá, também no norte do País, a expectativa é enorme. Por lá, o festival acontecerá em formato de feira em Macapá. Nos dias 31 de maio e 1 e 2 de junho, os 20 restaurantes participantes irão apresentar seus pratos num evento aberto ao público, que também poderá comprar os insumos que serviram de ingrediente para a produção dos pratos participantes. Um livro com receitas dos chefs também será distribuído ao público. Segundo Sandro Bello, diretor-executivo da Abrasel no estado, a ideia é que os pratos homenageiem as cinco regiões do Brasil. “Temos sabores para todos os gostos, mostrando que não só a comida do Amapá é especial, mas de todo o País”, diz.

Em Minas Gerais, o evento contará com 30 restaurantes participantes. O lançamento será um coquetel aberto à impressa, convidados e patrocinadores no Mercado Central. Já no outro extremo do País, o festival também promete movimentar diversos bares de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Estamos retomando este ano o livro de receitas, mas em formato e-book, para que possa ser disseminado com facilidade e traga uma duração mais longa na divulgação do festival”, diz Luciana Teles, diretora-executiva da Abrasel no estado. Segundo ela, a Abrasel no RS está inovando com parceria com influenciadores locais, no intuito de movimentar o festival e dar um maior retorno de renda e movimento para os restaurantes participantes.

Serviço:

Festival Brasil Sabor

16 de maio a 2 de junho

19 estados

Comentários