Desta terça-feira (17) até 26 de setembro, centenas de estabelecimentos buscam o título de o melhor restaurante a quilo do Brasil. O concurso é uma iniciativa da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e conta com o patrocínio da Sodexo. Mais que a receita do prato produzido pelo chef, o empresário do setor que deseja levar o caneco de campeão nacional do O Quilo é Nosso precisa pensar em vários itens para ter o seu estabelecimento consagrado como melhor do país. Pensando nisso, a Abrasel separou oito dicas. Confira!
1) Tenha uma equipe preparada;
Já pensou se alguém chega no restaurante perguntando pelo concurso e o seu time não está bem preparado para explicar a proposta do evento ou da criação do prato? Não dê essa mancada. Mantenha sua equipe preparada para divulgar o concurso e tirar as possíveis dúvidas dos clientes. Principalmente os garçons e os caixas que são responsáveis pelo primeiro e último atendimento.
2) Utilize o material gráfico preparado pela Abrasel para divulgar o evento;
Faça com que as pessoas que visitem a sua casa, vejam de cara que o seu restaurante está concorrendo ao título de melhor quilo do Brasil. Para isso, deixe em evidência os materiais preparados pela organização para divulgar o concurso como cartazes, displays de mesa e a plaquinha de identificação da receita participante.
3) Tenha um perfil ativo nas redes sociais;
Mais que a propaganda no próprio restaurante, a divulgação nas redes sociais também é muito importante. Siga o perfil do concurso @oquiloenosso. Lá você encontra sugestões de posts que você pode replicar na sua página. Ah, e não esqueça de marcar o perfil do concurso em todas as publicações e utilizar as hashtags #oquiloenosso e #Abrasel
4) Seja criativo;
Além do material preparado pela Abrasel, você também pode pensar em outros caminhos de deixar a sua participação no concurso em evidência. Que tal fazer um adesivo para colocar no avental ou deixar um vídeo passando em uma das TVs do seu restaurante que comunique a sua participação apresentando a receita?
5) Facilite a vida do seu cliente;
Além de experimentar o prato, é essencial que os clientes registrem a avaliação do seu restaurante no site do concurso. Portanto, existem algumas formas de incentivá-lo a acessar o site como fazer QR Codes personalizados que levem direto ao link da página do seu restaurante no site ou até mesmo deixar um tablet ou computador disponível no restaurante para que eles possam votar.
6) Faça promoções;
Nessa hora, "o céu é o limite". Você pode tanto oferecer um valor por quilo mais barato para quem experimentar o prato do concurso como criar cartelas de fidelidade que tenham no verso uma promoção do seu prato.
7) Aproxime-se do seu cliente;
É bem mais fácil conseguir o voto do seu cliente quando ele gosta do restaurante e se sente parte do concurso. Que tal fazer um vídeo contando o porque da criação do seu prato e chamando o pessoal para experimentar?
8) Faça boas fotos;
Nada mais convidativo do que uma boa foto de comida. Com uma foto bem produzida fica muito mais fácil convidar o pessoal para experimentar a sua receita. Além disso, envie as fotos para a Abrasel no seu estado/região para que elas possam ser replicadas no instagram do concurso.
O Quilo é Nosso
17 a 26 de setembro
Mais informações em oquiloenosso.com.br